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Vamos para o online?

  • Gestão e Liderança
19/08/20

Vamos para o online? Essa é a atual pergunta de R$ 1.000.000 de reais (no nosso caso, rs).

E por que disso? Porque já faz algum tempo que esse mercado vem crescendo exponencialmente e também porque o momento atual pede que as empresas se adaptem do físico para o online.

Segundo a última edição do relatório do Ebit, “o mercado de e-commerce cresceu 16% em 2019, faturando, aproximadamente, 4x mais que em 2010, e o número de pedidos é o que tem impulsionado esse crescimento”. Vale lembrar que ano passado, não tínhamos o COVID-19 instalado no mundo todo, ocorrendo o isolamento social.

Mas pasmem apesar de todo crescimento esse ainda é um mercado que está caminhando devagar. Ainda tem muitas empresas – e quanto dizemos MUITAS, são MUITAS mesmo, que ainda não se convenceu que precisa entrar na era digital, e levar seus negócios físicos, para o online, seja por meio de websites, redes sociais, marketplaces etc.

Mas então nós te perguntamos: Vamos para o online?

Bom se essa é a sua ideia, você já está um passo a frente de muitos de seus concorrente. Para entrar no meio online e “garantir” que o seu negócio obtenha sucesso fique ligado em três pontos-chave: planejar a transição, estudar o mercado e focar na sua persona.

Planejando a transição

Vá atrás de conteúdo ricos – assim como esse, que te ajudem a visualizar se os números são favoráveis para a mudança e se o que você tem em mente vai de encontro com esses dados coletados.

Converse com seu público-alvo, encontre a sua persona ideal. É através dela que você saberá que está no caminho certo, seja os produtos que está vendendo, a forma como essa venda está sendo feita, até os lugares aonde você irá encontrar o seu público.

É através do seu planejamento que no final tudo irá fazer sentido, para você e para os seus consumidores.

Estudando o mercado

Esse é outro ponto bem importe! Quando você for começar a estudar o seu mercado pense nele como um todo, por exemplo: analise os concorrentes, o público-alvo, as personas, os dados econômicos do setor, entre outros. Nunca foque em um só ponto!

Analisar o negócio, fazer essa pesquisa minuciosa, é o que vai fazer com que você possa mostrar o melhor da sua marca, defender o seu “peixe” para consumidores cada vez mais exigentes. Lembre-se que ter um “ambiente online” para a sua empresa deixou de ser uma tendência faz tempo, hoje você estar presente no online é uma “obrigação”, uma realidade.

Construindo sua persona

Para construir a sua persona perfeita é preciso que você pense nas pessoas que irão consumir o seu produto/serviço.

Não adianta você focar só no seu produto, por exemplo: você vende louças para banheiro, então não basta pensar que as pessoas só vão precisar da pia, do vaso sanitário e só!

Geralmente quem compra esse tipo de produto, também quer aquele “cheirinho de limpeza”, então porque não procurar por outros profissionais para fazer uma parceria.

Pensar na persona é ir além do que se venda, entende?!

Você precisa sair da zona de conforto, pensar fora da caixa.

É isso, foque primeiramente nesses três pontos e você conseguirá estruturar bem a sua loja/marca online. E se caso ficar alguma dúvida ou você precisar de sugestões, entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para sanar as suas “dores”.

Aguardamos seu contato!

Você também pode deixar por aqui as suas sugestões, comentários, críticas construtivas, vamos ter o maior prazer em te responder.

Até a próxima!

Participe!