Você sabia que o dispositivo mais utilizado pelas pessoas para acessar à internet – no Brasil, continua sendo o telefone celular? E não é coisa pouca não, estima-se que do total dos usuários, mais de 94% se conectam por seus aparelhos.
Como não é possível lutar contra esse cenário – e nem é isso que queremos, fica bem claro que se sua empresa estiver fora da rede o fracasso é mais que óbvio. Presença Digital é a nova palavra de ordem, e é aí que você deve se perguntar: devo ter um site mobile ou responsivo?
Se essa é sua pergunta esse artigo é pra você, se o seu questionamento não é esse, o artigo também é para você, porque mais cedo ou mais tarde você vai precisar se decidir.
SITES MOBILE:
Nada mais são do que cópias bem mais simples dos sites originais. São construídos com o intuito de serem acessados através de dispositivos móveis como os nosso smartphones.
Aqui o usuário é direcionado para uma opção que se adapta ao tamanho da tela do dispositivo pelo qual está sendo acessado, dessa forma, podemos dizer que cada caso é um caso, com estrutura e layout diferenciados.
SITES RESPONSIVOS:
Tem a característica de serem adaptáveis a todos os tipos de dispositivos com base no tamanho em que será exibido.
Um exemplo é quando um banner aparece em um tablet mas não em um smartphone, isso se deve ao fato que nesse tipo de site as informações são organizadas para serem exibidas da melhor maneira possível para o aparelho em que está sendo acessado.
A grande diferente entre esses dois tipos de sites é que no caso dos mobiles eles são, na verdade, um segundo site com o mesmo conteúdo de seu site de origem. Já os responsivos, são preparados desde o início para se adaptar à formatos e tamanhos de diversos tipos de dispositivos.
Os mobiles podem oferecer uma melhor experiência para os usuários, além disso, a mão de obra é muito mais simples, fazendo com que sejam mais leves e rápidos para serem acessados. Já o responsivo, apesar de apresentar uma versão com maior custo, acaba sendo de mais fácil atualização já que não se faz necessários duas versões do mesmo site, tornando o custo de manutenção mais barato.
É importante dizer que muitas empresas costumam ter um site convencional e um mobile, garantindo assim que seus clientes consigam de uma forma ou de outra a melhor experiência possível.
Esperamos que esse artigo possa ajudar a decidir qual seria a melhor opção para sua empresa, mas caso ainda fique com dúvidas é só entrar em contato conosco.
Estamos aqui para oferecer não só bons serviços, mas também as melhores soluções para sua empresa.
Até a próxima.
Participe!