Pandemia, crise econômica, baixa nas vendas… Esses são alguns momentos pelos quais muitos empreendedores tem passado nos últimos tempos, e manter seus empreendimentos no AZUL é determinante para garantir a longevidade nos negócios.
Bom, você tem um e-commerce e quer manter ele funcionando, não é mesmo? Pois bem, nós vamos te ajudar a manter seu e-commerce no azul te forma simples, através de 04 passos bem básicos.
Mas lembre-se que esse planejamento financeiro precisa ser constantemente analisado, que em muitos momentos pode parecer uma tarefa cansativa e complicada, mas com toda certeza é o que vai manter o seu e-commerce sempre ativo.
Para manter o melhor fluxo dos seus custos é preciso que você pense que “cada dia é um dia”, isso porque os gastos e lucros do seu negócio podem diminuir ou aumentar diariamente. Por isso vale aqui estar sempre atendo no que é possível minimizar as contas. Observe minuciosamente os indicadores financeiros da sua empresa e se for preciso faça um remanejamento dos montantes da sua empresa.
Sim, imprevistos acontecem e pode ser que você “precise” atrasar com alguns compromissos. Porém é importante que você foque em honrar com os seus compromissos de forma que a sua credibilidade diante de seus fornecedores e colaboradores não venha a ser afetada. Aqui é de extrema importância que você separe as suas despesas pessoais das despesas da empresa. Jamais misture os dois, se necessário faça um planejamento financeiro também para a suas contas pessoais.
É bem possível que durante a sua trajetória empreendedora você se depare com situações onde seus gastos sejam maiores dos que os previamente planejados. Por isso é necessário que você tenha sempre algumas reservas financeiras para arcar com esses momentos. Procure separar esse montante desde o início de suas atividades, e você pode fazer isso destinando uma parte dos seus ganhos mensais para um fundo de reserva. Esse fundo fará com que sejam menores as chances de você necessitar de empréstimos futuros ou até mesmo de encerrar as suas atividades.
Outro ponto muito importante que você deve ter em mente é no controle dos seus produtos em estoque. Isso porque não há nada mais constrangedor do que receber um pedido e não poder atender o seu cliente, afinal é certo que ele irá procurar pelo seu “vizinho”. Esteja atento se você tem o suficiente para suprir a demanda do seu público, tendo isso em mente você não frustra seus clientes e nem arca com gastos desnecessários como de manutenção e armazenamento de estoque.
Se você se conscientizar e se programar para ter esses 04 passos bem planejados irá manter o seu e-commerce no azul.
Ter as suas finanças equilibradas e bem direcionadas será, sem dúvidas, a melhor forma de conservar o seu negócio e passar ileso pelos mais diferentes imprevistos que surjam pelo caminho.
E aí, como estão as finanças da sua empresa? Você utiliza algum tipo de planejamento?
Deixe seu comentário, críticas e sugestões de temas para novos posts.
Até a próxima.
Participe!