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Planejamento estratégico: faça o seu.

  • Empreendedorismo
02/09/20

Nunca é tarde demais para colocar a casa em ordem e não há nada melhor para esse momento do que elaborar o seu planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é fundamental quando uma empresa deseja se diferenciar no mercado e por consequência atingir os melhores resultados, por isso ele deve ser bem pensado e ser reformulado continuamente.

Para elaborar o seu planejamento você deve se concentrar em 07 pontos que o levarão a percorrer o melhor caminho do início ao fim, são eles:

  • Quem é a sua empresa.
  • O que a sua empresa quer oferecer.
  • Como está a sua empresa atualmente.
  • Qual o caminho você quer percorrer com a sua empresa.
  • Como você vai fazer para chegar ao seu objetivo.
  • Colocando em prática o planejamento estratégico.
  • Verificar se o planejamento está obtendo os resultados esperados.

Agora, para te ajudar, vamos detalhar cada um desses pontos. Continue essa leitura e fique por dentro de como montar o seu planejamento.

Quem é a sua empresa

Para saber exatamente ‘Quem é a sua empresa’ você precisa determinar qual é a sua missão, visão e valores da sua empresa. Esse momento é muito importante porque é ele que vai nortear todo o processo.

O que a sua empresa quer oferecer

O que a sua empresa almeja? Quais os produtos e/ou serviços ela quer oferecer? Essas são as principais perguntas, porém fique atento, pois sempre que você incluir um novo projeto será preciso rever o seu planejamento em cima dessa novidade.

Como a sua empresa está atualmente

É hora da Análise SWOT ou FOFA – para os mais íntimos, essa análise vai ajudar na elaboração das suas estratégias.

Os dois primeiros a serem analisados são as FORÇAS e FRAQUEZAS, aspectos internos da sua empresa, ou seja é aquilo que você “tem controle”. As forças são seus ‘pontos fortes’ e as fraquezas são aqueles pontos que prejudicam o funcionamento de alguma forma.

Depois são analisadas as OPORTUNIDADES e AMEAÇAS, aspectos externos a sua empresa, ou seja, que “não se tem total controle”. As oportunidades é tudo aquilo que não está dentro da organização mas que influencia positivamente a sua empresa, como a legislação por exemplo. Já como ameaças podemos citar novos concorrentes no mercado em que só você estava atuando.

Qual o caminho você quer percorrer com a sua empresa

Aqui você vai traçar suas metas e vamos lembre-se de ir aos poucos. Por exemplo, não queira traçar metas para daqui 10 anos, isso porque as coisas mudam muito rápido – quem aí pensou que íamos estar passando por essa pandemia? Sendo assim, crie metas para o “ano”, depois que estiver mais estabilizado você pode ir aumentando para 02 anos, 04 anos e por aí vai…

Como você vai fazer para chegar aos seus objetivos

Chegou a hora de definir as ferramentas necessárias para alcançar as suas metas, dentre elas podemos citar: contratação de novos profissionais; sair do home office; captar mais recursos etc.

Colocando em prática o planejamento estratégico

Hora de arregaçar as mangas e tirar tudo do papel. Nesse momento, se você tiver uma equipe, é importante que todos estejam alinhados com o planejamento – com uma equipe engajada os resultados vem de forma mais rápida e concreta.

Porém se você estiver sozinho não tenha medo! Se você chegou até aqui, com certeza já sabe o que e como fazer. Coloque “fé” no seu potencial.

Verificar se o planejamento está obtendo os resultados esperados

Para finalizar o seu planejamento estratégico é necessário que você faça o dimensionamento do quanto a sua estratégia está dando certo. Elaborar planilhas e ir atrás do feedback dos clientes, fornecedores etc irá te ajudar muito nisso. Lembre-se esse planejamento não é eterno, é necessário uma análise constante do que está dando certo ou errado.

E aí, gostou desse conteúdo?

Esperamos ter ajudado de alguma forma.

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Até a próxima!

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