Dicas sobre empreendedorismo,
tecnologia, websites e e-commerce.

Burnout, você precisa saber

  • Gestão e Liderança
11/05/22

Um mundo cada vez mais acelerado, pessoas precisando de respostas cada vez mais rápidas, aumento na quantidade de funções, sobrecarga de serviço… BURNOUT!

Sim, precisamos falar sobre esse transtorno cada vez mais comum. Esse ainda é um assunto relativamente novo, mas com certeza existem muitas pessoas que já se sentem assim a um bocado de tempo.

Mas o que vem a ser o Burnout? 

De forma simplificada, é um transtorno de ansiedade ligado ao excesso de trabalho, causando exaustão extrema, estresse e esgotamento.

E o que pode acarretar o Burnout em um ambiente de trabalho?

Os motivos mais comuns são: não respeitar os horários de trabalho, falta de integração entre chefes e colaboradores; prazos de entrega cada vez mais apertados; chefes abusivos; instabilidade e insegurança em perder o emprego e aumento da carga de trabalho (aqui muitas vezes um único colaborar faz a função de três ou quatros funções além das sua).

O que uma empresa pode fazer para afastar seus colaboradores do Burnout?

Algumas dicas aqui podem ajudar a manter a sua equipe equilibrada e disposta no dia-a-dia:

  1. Entenda que você trabalha com pessoas e não máquinas! Divida as tarefas, mostre o que pode ser priorizado, diminua a sobrecarga de serviço, aposte em prazos mais longos para a execução de tarefas.
  2. Tenha um momento na semana para a inclusão de ginástica laboral, onde seus colaboradores vão poder desviar o foco de atenção para si mesmos.
  3. Procure estabelecer um momento de convívio social com seus colaboradores. Um café da tarde, um happy hour no final da semana, um churrasquinho no final do mês… Mostre aos seus colaboradores que eles são pessoas e não números.
  4. Faça campanhas para que seus colaboradores estejam com o checkup em dia. Mande e-mails lembrando de cuidar da saúde, sorteie um dia em um spa, no cabeleireiro, no parque etc.

Burnout tem tratamento?

Tem sim, e aqui vale a máxima “é melhor prevenir, do que remediar”, mas caso você esteja sentindo que já passou do ponto, o ideal é procurar ajuda médica. Se você estiver no estágio leve da doença, você poderá evitar o esgotamento fazendo uma  atividade física, tendo uma alimentação saudável, dormindo bem, se desconectando da rotina etc. 

Caso o seu caso seja mais “grave”, por assim dizer, você pode precisar da ajuda de um psicólogo e a diminuição da sua carga de trabalho.

Por fim, lembre-se sempre que sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física. Tenha um estilo de vida condizente com o seu momento, se precisar sair de um trabalho exaustivo e se lançar em outra direção, não tenha dúvidas, FAÇA!

Que hoje a gente possa ter contribuído com você, e qualquer coisa não hesite em nos chamar. Mais do que seus parceiros de negócios, queremos ser seus parceiros de vida.

Participe!