Se o seu empreendimento anda ‘patinando’ e está já a algum tempo estagnado, chegou a hora de respirar fundo e se preparar para causar o impacto desejado em seus clientes.
Saiba que quando falamos de causar impacto, não estamos colocando em cheque o seu faturamento alcançado até aqui, mas sim, a sua força de vontade para superar obstáculos e reagir as adversidades do seu dia-a-dia.
Quer dar um futuro meramente brilhante à você e ao seu empreendimento? Então esteja alerta aos cinco pontos chave para se manter acima da média de seus concorrentes.
1º Modelo de negócio:
Quando você foi tirar a sua empresa do papel, chegou a pensar em um modelo de negócio com estratégias, planejamento de curto e longo prazo, metas e etc? Não?
Não precisa se esconder, você não é o único!
O grande e primeiro erro que muitos de nós cometemos é exatamente o de tirar uma ideia inovadora do papel sem o mínimo suporte. Não existe negócio ruim, e sim, administração ruim. Então antes de mais nada é preciso que você monte um planejamento, olhando sempre os prós e os contras da sua ideia. Hoje existem métodos, como o Canvas, que ajudam muito o empreendedor a não ficar dando ‘murro em ponta de faca’.
2º Cultura Organizacional:
Responda rápido, a sua empresa vê números ou pessoas? Você sabe qual a experiência de vida pessoal e profissional de seus colaboradores? Você dá apoio ou aponta os erros?
Muitos empreendedores esquecem que uma organização não é feita apenas por uma única pessoa, e sim, por um grupo engajado em atingir objetivos. E para isso é preciso que você – o líder, mostre a cada um de seus colaboradores que a empresa é um pouco deles também, afinal, quem é que não gosta de ser valorizado.
Hoje a conversa não é mais um para um e sim um para todos. A antiga ‘rádio peão’ agora é transmitida via web, e ninguém deseja receber uma avaliação negativa não é mesmo?
3º Método PDCA:
Bom, agora que você já fez um bom planejamento e que seus colaboradores são, na verdade, seus parceiros, chegou a hora de avaliar como anda os processos e produtos da sua organização.
Para quem não conhece, PDCA vem do inglês ‘PLAN’ – ‘DO’ – ‘CHECK’ – ‘ACT’ que traduzido para o português significa ‘PLANEJAR’ – ‘FAZER’ – ‘VERIFICAR’ – ‘AGIR’ e foi popularizado por um grande administrador chamado Willian E. Deming.
O grande ‘x’ da questão está na repetição, ou seja, cada vez que se repete um processo ele é aprimorado continuamente. Portanto nunca deixe de verificar aonde está o problema, dar suporte e treinamento aos seus colaboradores, padronizar ações que deram certo etc. Dessa forma fica mais fácil saber por qual caminho é preciso seguir.
4º Investimento:
Aqui a prioridade é o investimento em pessoal! Para que qualquer empreendimento obtenha o sucesso desejado, é preciso que entre em campo com seu melhor time. E esse time exige treinamento, motivação pessoal e monetária, e um ÓTIMO (assim mesmo com letras maiúsculas) ambiente de trabalho, porque ninguém aguenta passar tanto tempo dentro de um lugar maçante, baixo astral e sem o mínimo de estrutura.
5º Relacionamento:
Vamos ao último ponto, e aqui é preciso dizer que não vai adiantar NADA você alinhar os quatro pontos acima se a gestão do seu negócio for feita por pessoas que não estão e nem querem remar para o mesmo ponto.
É necessário que haja um alinhamento entre todos os executivos da organização. Equilíbrio é a palavra de ordem. Sem que haja uma harmonização entre esses cinco elementos de ALTO IMPACTO não existe perpetuação do seu negócio.
Agora que você tem o conhecimento dos pontos chaves para fazer a diferença em seu empreendimento, vamos colocá-los em prática e avaliar os resultados. 🙂
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