Mas do que uma forma diferente de pensar o design tradicional, o design emocional pode ser um aliado na hora de definir as estratégias de marketing e de vendas, da sua empresa e das dos seus clientes.
Nesse artigo vamos apresentar os seguintes tópicos:
· Conceito de design emocional;
· Decisão ligada a emoção;
· Elementos do design emocional;
· Os níveis emocionais do design;
· O design emocional na hora das vendas;
Vamos lá?!
O que é design emocional?
O design emocional é o estudo de como a estética de um objeto pode ajudar a determinar a atração ou a repulsa de alguém por ele. De forma mais simples, é o sentimento que um produto pode provocar no seu público.
O termo ficou conhecido através do professor de Ciência Cognitiva da Universidade da Califórnia, Donald A. Norman, em seu livro design emocional, publicado em 2003. Como podemos observar o tema ainda é algo relativamente novo, ou seja, ainda pode ser muito explorado pelas empresas.
Normal ressalta que o design emocional não vem com o intuito de promover um produto apenas pelo visual, mas sim por toda a experiência positiva que ele proporciona. Assim, a beleza de um item é complementar ao todo, e não um único conceito a ser observado.
A decisão de compra, ligada a emoção do cliente.
Para que o design emocional possa ser aplicado de forma satisfatória, é preciso que se compreenda como a decisão de compra está associada as emoções dos clientes. É preciso que o consumidor veja vantagens em seu produto, que vão além do design.
Toda e qualquer emoção vão conduzir o consumidor a decisão de comprar um produto ou não. Um exemplo é quando estamos indecisos em comprar o produto X ou Y, mas acabamos ficando com Y depois de conhecermos as suas variações de cores, cheiros, texturas, etc.
Lembre-se, a maior parte das compras não são feitas de forma racional, sendo assim o design emocional se torna um grande diferencial competitivo entre marcas.
Elementos do design emocional:
Há diversos elementos que fazem parte do design emocional, dentre eles estão a euforia, a alegria, a frustração, o desamino, entre outros.
Independente do elemento em questão é preciso entender que tudo que é capaz de tirar o seu consumidor da sua zona de conforto é um elemento chave para o design emocional.
Níveis emocionais do design:
Segundo Norman, o design emocional pode atingir três diferentes níveis: visceral, comportamental e reflexivo. Mas o que isso quer dizer?
· Nível Visceral: significa algo íntimo, que faz parte de nós, como por exemplo, a nossa personalidade. É nesse nível que o subconsciente age sobre o consumidor, levando-o a preferir certas, cores, formas, sons etc. Ou seja, se o produto tiver as caraterísticas que ele busca, torna-se um objeto de desejo.
· Nível Comportamental: está presente na maioria dos processos de compra. Se o produto é fácil de usar, divertido, pratico, eficaz etc. justifica-se a compra.
· Nível Reflexivo: aqui o que é valorizado vai além de como o consumidor se sente com seu produto, mas sim, como os outros o vêm ao vê-lo com seu produto em mãos. Aqui a palavra é ‘Status’!
O design emocional na hora das vendas:
Depois de tantas informações fica mais fácil entender porque o design emocional pode ajudar na hora de garantir as suas vendas, correto?
Afinal o design emocional pode atrair, conquistar e fidelizar clientes através do que seu produto ou serviço provocam nele.
É preciso que as empresas passem a aplicar o design emocional na hora de definir as suas estratégias de marketing, para que assim os produtos possam causar um maior desejo. Para isso é preciso colocar os conceitos de Norman nos mais variados formatos de mídia que a sua empresa utiliza.
Explore anúncios em jornais e revistas, folders, banners, outdoors, anúncios patrocinados nas redes sociais (e nesse caso pode funcionar como uma bela porta de entrada para novas oportunidades, clientes e vendas).
Em resumo:
Depois de tudo que vimos até aqui é possível compreender que uma das principais características do design emocional diz respeito ao apelo visual e a sua grande força no que diz respeito a conquistar um consumidor.
É preciso ressaltar que essa ferramenta pode ser aplicada tanto para quem está no ramo de produtos como em serviços, é por isso que o design emociona é uma real oportunidade para quem quer se diferenciar no seu nicho de negócio.
Esperamos que vocês tenham gostado do conteúdo e aproveitem essas dicas para tornar seu negócio ainda mais atrativo.
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