Dicas sobre empreendedorismo,
tecnologia, websites e e-commerce.

Gatilhos Mentais: influencie seus clientes

  • Empreendedorismo
08/02/21

Saber influenciar pessoas é um ponto essencial para aqueles que desejam se tornar grandes líderes, ser referência em algum assunto ou segmento, e até mesmo para colocar um produto ou serviços nas graças dos clientes. Porém esteja atento, pois a linha entre influenciar e manipular é muito tênue.

Primeiramente é preciso deixar claro o que são os ‘Gatilhos Mentais’, e eles são “atalhos” que vão te ajudam seus clientes a acelerar a tomada de ação e por consequência a compra ou não de seus produtos e serviços.

Eles podem ser divididos em 7 gatilhos:

1. Gatilho da Escassez

Nós temos um tendência a valorizar muito algo quando imaginamos que podemos perdê-la. Por isso é bem interessante após em promoções como “só hoje 20% de desconto” ou “restam somente ‘x’ vagas, mas use esse gatilho com cuidado pois esse desconto deve ser genuíno e não somente para chamar a atenção.

2. Gatilho da Urgência

Em suma ele é bem parecido com o gatilho da escassez, porém aqui temos que ligar o tempo ou ao prazo que o cliente irá poder ganhar ao adquirir seu produto e/ou serviço no momento da sua promoção.

3. Gatilho da Reciprocidade

Esse gatilho é sobre dar e receber. Aposte em gerar valor para o seu público, isso pode ser feito através daquele brinde dado sem o cliente pedir; pode ser criando conteúdo de valor; mandando aquele e-mail desejando feliz aniversário, entre outros métodos.

Através desses gestos simples com certeza você fará com que seus clientes se lembrem de você para novas compras e até para dar aquela indicação.

4. Gatilho da Prova Social

Ah esse é fácil, tem relação com o que os clientes tem falado de você por aí. :

Por isso sempre peça o feedback dos seus clientes, para isso crie bons canais de relacionamento.

Quanto mais pessoas falarem bem de você e do seu negócio, mais pessoas serão levadas a optar por seus produtos e/ou serviços.

5. Gatilho do Porque

É muito chato quando a gente tem que fazer algo pelo simples fato de fazer não é mesmo?!

Na hora da compra funciona mais ou menos da mesma forma. É preciso que você chame seus clientes para comprar, porém explicando o porque comprar, o porque o seu produto vai ajudar eles.

E sempre que você for falar do seu produto tente passar o máximo de credibilidade, sendo assim conheça muito bem o que você está vendendo e invista em um bom treinamento para a sua equipe.

6. Gatilho da Autoridade

Como dito anteriormente você precisa demonstrar ao seus público que entende o que está fazendo.

Estude muito sobre o seu produto, serviço e também sobre a sua empresa.

Mostre que não há ninguém melhor do que você para fazer aquele trabalho, que o seu produto é o melhor por ‘n’ razões, que a sua empresa é a mais confiável pois já trabalha com ‘x’ outros clientes.

7. Gatilho da Curiosidade

Esse é um dos gatilhos que mais me ganham rsrs…

Despertar a curiosidade do seu público pode ser ótimo quando se quer ganhar engajamento. Vamos a um exemplo bem simples e atual, porque você acha que os candidatos do BBB21 são divulgados só no final, mas as propagandas sobre a divulgação deles já começa bem antes?

O Gatilho da Curiosidade vem com o intuito não só de prender a atenção dos seus clientes, mas também de gerar ainda mais valor ao seu produto e/ou serviço.

E a empresa de vocês já utilizam algum desses gatilhos? Funcionou? Conte pra nós!

Gostaram desse conteúdo? Ficaram com alguma dúvida?

Entre em contato com a gente por aqui, por nossas redes sociais, pelo nosso WhatsApp (41) 4101-5300. Não deixe de acompanhar o nosso blog da MVL

Participe!