Em um momento em que as empresas com lojas físicas estão precisando se adaptar para o modelo online, é preciso lembrar que não basta somente criar um e-commerce para esta perto dos seus clientes.
Uma boa loja online tem que ter pelo menos 08 requisitos básicos e nós vamos te contar cada deles, é só continuar lendo:
O primeiro passo e o mais essencial para se ter sucesso com uma loja online é sem dúvida um bom planejamento. Para isso você deve analisar alguns pontos para construí-lo de forma assertiva como: o seu nicho, seu público-alvo, seus concorrentes, fluxo de caixa, entre outros. Empresas que se atiram no mar digital sem um bom planejamento podem, inclusive, causar estragos em suas lojas físicas.
São diversas as plataformas disponíveis no mercado, gratuitas ou não. Ao pensar na escolha da melhor plataforma para a sua empresa analise pontos-chave como: se há a possibilidade de inserção de imagens e quais os tamanhos permitidos, a facilidade de operação do sistema tanto para você como para os seus clientes, se há possibilidade de integrar seu estoque nele, se há um bom sistema antifraude.
O conteúdo de um e-commerce é essencial para que os clientes encontrem tudo o que desejam, desde fotos, textos explicativos sobre o produto e/ou serviço, mas é também o conteúdo que irá levar o seu empreendimento online a ter um melhor tráfego, a ser mais relevante em diversos mecanismos de busca e até mesmo levar seu clientes a se engajarem com a marca.
Aqui você precisa ter em mente e também no papel como irá funcionar o processo de venda dos seus produtos e/ou serviços, e é preciso ter claro que quanto mais fácil, melhor. Dentro desse processo você precisa considerar desde a chegada do cliente a seu e-commerce até a entrega na casa dele.
Fique atento aos seus fornecedores, é preciso que ambos os lados estejam cientes que necessitam um do outro para o bom andamento dos serviços prestados. Tenha uma lista ao alcance das mãos caso necessite de um plano B para garantir a satisfação de seus clientes.
O atendimento é um ponto-chave na decisão de compra de um produto e/ou serviço, isso porque é através dele que você vai passar segurança ao seu cliente para que ele chegue ao ponto de finalizar uma compra. Fique atendo para que aqueles que tenham a intensão de comprar da sua empresa contem com diversas possibilidades de atendimento como telefônico, redes sociais, WhatsApp.
Assim como em uma loja física, em um e-commerce é necessário que seja disponibilizado aos clientes diversas formas de pagamento como cartão de crédito, cartão de débito, boletos, formas de parcelamento, transferência bancária, entre outras.
Por fim, para que tudo se mantenha em sigilo – dados do seu e-commerce e dos seus clientes, é preciso que você busque ferramentas que garantam que as compras não sejam um processo fraudulento. Nesse processo existem alguns intermediadores de pagamento que auxiliam nisso, os mais conhecidos são PayPal e PagSeguro.
Então, está pronto para colocar seu e-commerce para funcionar? Esperamos que sim.
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