O WordPress é conhecido por ser um CMS que possui diversos recursos e plugins, mas o que talvez você não saiba é que essa plataforma possui alguns fatos curiosos.
Nós separamos 05 delas para você conhecer, vamos lá?!
Os criadores do WordPress são Matt Mullenweg e Mike Little, e a plataforma que hoje é uma das mais utilizadas no mundo começou através de uma derivação de um sistema para blog conhecido como B2/CafeBlog.
Matt utilizava o B2/CafeBlog para organizar fotos de um concurso do qual estava participando. Algum tempo depois as atividades desse sistema foram encerradas e Matt então publicou um “plano” para o B2/CafeBlog com novos padrões de web.
E é aí que Mike entra nessa história…
Ao ver o anúncio do “plano” de Matt ele se dispõe a ajudá-lo no desenvolvimento do novo projeto que mais tarde se transformaria no WordPress.
Aqui no Brasil, de 2006 a 2008, foram observados alguns casos de retaliação a liberdade de expressão, e o caso mais notório foi o bloqueio ao YouTube devido a um vídeo publicado que relacionava uma apresentadora famosa.
Em 2008, uma ordem judicial para o bloqueio de um blog foi expedida, como esse bloqueio não poderia ser feito a apenas um determinado site, constatou-se que todos os sites hospedados pelo WordPress poderiam sofrer com isso.
Na época, a comunidade brasileira manifestou sua revolta em relação a restrição geral a plataforma por causa de uma ordem que tinha a ver com um determinado conteúdo e a Automattic, responsável por criar o WordPress também entrou nessa luta e tentou de todas as formas possíveis evitar o tal bloqueio.
A empresa apoiou a comunidade e explicou à justiça do Brasil quais seriam as implicações relacionadas a ´tica e direitos de usuário, caso o bloqueio viesse a acontecer.
O apoio do WordPress a liberdade de expressão pode ser visto em outros casos que ocorreram em países como Turquia, China e Rússia.
A plataforma WordPress é tão difundida que já foi citada em seriados como o “Orange is the new black” e em letras de música como as da cantora Lily Allen.
Bandas como o “Rolling Stones” e produtoras de TV como a dos seriados “Braking Bad e Mad Man” também se renderam a plataforma.
A atualização do WordPress é constante e a cada nova versão principal um artista de jazz é homenageado.
Em 2004, a versão 1.0 recebeu o codinome “Miles” que faz referência a Miles Davis, grande trompetista, compositor, bandleader e um dos artistas mais influentes no desenvolvimento do jazz no século XX.
Outras versões que receberam nomes famosos são: versão 42. que recebeu o nome de “Bud” – Bud Powell; versão 4.3 que recebeu o nome de “Billie” – Billie Holiday; e a versão 4.4 que recebeu o nome de “Clifford” – Clifford Brow.
O ganhador do prêmio Nobel em Literatura, José Saramago, criou dois blogs – em WordPress, antes do seu falecimento no ano de 2010.
Lá ele escrevia sobre tudo, desde suas próprias experiências até sobre políticos famosos como Barack Obama.
A utilização do WordPress por José Saramago ajudou a legitimar a utilização de blogs como veículo de expressão literária inclusive, de expressão literária.
Essas são algumas curiosidades sobre essa excelente plataforma.
Você conhece mais alguma para dividir com a gente? Você utiliza a plataforma WordPress? Quer saber mais?
Deixe suas dicas, sugestões, ideias para novos artigos e até aquela crítica construtiva.
Até a próxima.
Participe!